APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ituiutaba foi criada em 08 de novembro de 1971. Instituição filantrópica de caráter assistencial, educacional, cultural, de saúde, de estudo e pesquisa, desportiva e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sede na rua Vereador Geraldo Moisés da Silva, n° 69, Setor Universitário e foro no Município de Ituiutaba-MG.
A APAE de Ituiutaba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
Os órgãos responsáveis pela organização e funcionamento da APAE são:
Assembléia geral;
Conselho de administração;
Conselho fiscal;
Diretoria executiva
Em nenhum desses órgãos existe função remunerada ou qualquer tipo de gratificação aos seus membros, sendo um trabalho voluntário.
Quadro de presidentes da APAE de Ituiutaba desde sua fundação, em ordem cronológica: