AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (1ª A 4ª SÉRIES): Portaria n° 386/79, publicado no MINAS GERAIS dia 08/11/1979
AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA – ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS FINAIS): Portaria n° 586, publicado no MINAS GERAIS dia 15/05/2019
PARCERIAS
CONVÊNIO COM A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS PARA A CESSÃO DE DOCENTES: Termo de Convênio n° 82, publicado no MINAS GERAIS dia 18/03/1990
ACORDO DE COOPERAÇÃO COM O MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG PARA A CESSÃO DE DOCENTES: Acordo de Cooperação n° 02/2018
SAÚDE
A APAE de Ituiutaba é um SERDI I - Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual:
Cadastro no SUS: CNES 2215195
Atendimentos Oferecidos:
Fisioterapia
Fonoaudiologia
Intervenção Precoce (Pedagoga)
Terapia Ocupacional
Psicologia
Hidroterapia
SOCIAL
CEBAS Portaria n° 193/2017, item 53, de 28/11/2017
Parceria com o JBS Friboipara ensino profissionalizante para o mercado de trabalho;
Grupo de Mães para artesanatos;
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo similar ao Centro Dia: é uma unidade pública especializada que atende jovens e adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. As famílias dessas pessoas também são atendidas no Centro-Dia.
Nesta unidade são desenvolvidas atividades que permitam a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência.
Escola da Família: O Projeto faz parte das ações de garantia e defesa de Direitos da APAE, e tem como proposta reforçar o caráter protetivo da família, uma vez que as famílias de pessoas com deficiência enfrentam inúmeros desafios que vão desde o preparo psicológico e social para lidar com a deficiência e as situações de discriminação dela decorrentes, até as dificuldades de acesso a direitos essenciais como saúde, educação, assistência e previdência social.
Autodefensor: é um movimento desenvolvido pelas apaes, onde os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando seus direitos.
O autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da apae, em que está inserido, sugerindo ações de aperfeiçoamento. Ele é o porta voz de seus companheiros diante à diretoria da instituição e à sociedade.
É mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia.